Um instrutor de culinária revela truques culinários que vale a pena ter na manga.
Quando se trata de cozinhar, pode parecer que não há nada de novo sob o sol (sua fritadeira e Panela Instantânea não podem fazer muito). No entanto, aplicativos de mídia social como TikTok e Instagram estão ajudando as pessoas a redescobrir dicas e truques úteis na cozinha. Esses truques de culinária tendem a se tornar virais, pois muitas vezes economizam tempo ou dinheiro e, às vezes, dão outro uso a algum utensílio de cozinha que você pensava ser um pônei de um só truque. Mas a verdadeira questão é: eles realmente funcionam?
Queríamos descobrir o que acontece quando não há luzes, câmeras e ação, mas apenas um cozinheiro caseiro tentando algo novo, ou apenas alguém que quer começar a cozinhar. Por isso, entramos em contato com a chef instrutora Kierin Baldwin, do Instituto de Educação Culinária, para obter sua opinião especializada sobre quais truques de culinária são realmente úteis e quais são melhores deixar no seu telefone.
Para obter mais dicas úteis na cozinha, descubra como se proteger de um fogão a gás com vazamento, como guardar o queijo para que dure mais e como guardar as sobras para que fiquem mais frescas por mais tempo.
1. Use uma garrafa de vinho como rolo
Você tinha certeza de que tinha um rolo de massa, mas ele não está em lugar nenhum e você nunca teria começado esse projeto de massa de pizza, biscoito de açúcar ou rolo de canela sem ele. Então… e agora? Uma garrafa de vinho pode resgatar sua massa e seus nervos em um pacote prático.
“Funciona!” disse Baldwin, que ressalta que uma garrafa de vinho vem até com sua própria alça cônica. Você vai querer ter certeza de que a garrafa está limpa, mas, caso contrário, role como faria com um rolo de massa tradicional; não há necessidade de revestir a superfície com nada especial. “Acho que isso me deixaria maluco”, acrescenta Baldwin, “porque é muito mais curto do que um rolo de massa normal. Eu só faria isso em circunstâncias extremas”. Como os rolos de massa são utensílios de cozinha baratos e de baixa manutenção, se você usa esse truque com mais frequência, provavelmente é hora de investir no produto real.
2. Descasque o alho agitando-o em uma jarra
Como cozinheiro doméstico, a utilidade deste truque pode se resumir à sua necessidade de vários dentes de alho de uma só vez, mas de acordo com Baldwin: “Devo dizer que funciona muito bem. Em muitos restaurantes em que trabalhei , o pessoal da preparação juntava duas panelas pequenas e sacudia um monte de dentes de alho para descascá-los.”
Se é bom o suficiente para cozinheiros de restaurantes, certamente é bom o suficiente para cozinheiros domésticos. Em vez de quebrar dentes de alho individuais com a lateral da faca para soltar a casca – ou frutas tentando arrancá-los incessantemente com as unhas – tudo que você precisa é de um pote com tampa ou de duas pequenas tigelas de metal invertidas juntas. Adicione os dentes de alho, agite vigorosamente e voilà! Alho perfeitamente descascado, sem o aroma persistente e revelador sob as unhas.
3. Use fio dental para cortar queijo ou assados
Você não deve tentar fazer isso com qualquer coisa para a qual normalmente precisaria de uma faca. Mas quando se trata de fatiar certos alimentos cremosos, como cheesecake ou queijo de cabra, o fio dental é a resposta. É tão fino que não cria arrasto como a lâmina de uma faca faria, e as fatias saem limpas com apenas um simples laço e puxão do fio dental. “Também é ótimo se você estiver fazendo rolinhos de canela ou algo parecido”, disse Baldwin, já que o fio dental não apenas cria fatias limpas, mas também não amassa ou achata itens mais macios durante o processo de corte.
Quanto à qualidade do fio dental, “talvez você não queira usar hortelã”, disse ela. Você deve usar fio dental simples e encerado, em vez de variedades com textura extra. “Mas praticamente qualquer outra coisa está bem.”
Leia mais: Pare de cortar bolo com faca. Aqui está uma maneira mais rápida e limpa
4. Corte em cubos ou amasse com uma gradinha
“Este é, na verdade, um dos meus truques favoritos”, disse Baldwin, que não o recomenda necessariamente para alimentos que exigem uma aparência uniforme e fatiada de maneira limpa, mas para quando o resultado final for um purê. Pressionar seu item através de uma grade de resfriamento não apenas quebra tudo o que você está amassando, mas também tem um bônus adicional de descascamento.
“Se estou assando abóbora e vou acabar fazendo um purê, basta pegá-la – com a pele voltada para cima – esmagá-la na grelha de resfriamento e ela a separa da pele com muita facilidade”, disse Baldwin. “Ou se eu estivesse fazendo guacamole ou algo assim com abacate, é uma ótima maneira de tirar o abacate da casca”, também quebrando-o em pedaços quebráveis de uma só vez.
5. Adicione óleo à água do macarrão para evitar que grude
A melhor maneira de evitar que o macarrão congele durante o cozimento é usar uma panela grande o suficiente com a quantidade adequada de água e não se esquecer de mexer ao longo do caminho.
E se você aprendeu a adicionar um pouco de óleo à água para garantir fios individuais de espaguete? “Eu faço isso o tempo todo”, disse Baldwin. “Conheço chefs que dizem que isso não funciona, mas funciona.” O óleo tem que estar na água antes do macarrão, porém, para que o macarrão passe pela camada de óleo e fique um pouco coberto no caminho para o banho-maria.
Truque bônus para macarrão: enfiar uma colher de pau na parte superior pode evitar que a água do macarrão ferva e derrame tudo no fogão.
6. Use tampas de delicatessen para cortar vários itens redondos de uma só vez
Se você está perdendo minutos do seu dia regularmente fatiando itens esféricos individualmente, como tomates cereja ou uvas, este truque é para você.
“Basicamente, você coloca uma tampa na superfície de trabalho com o lado direito para cima, coloca uma camada do que quer que esteja cortando em cima da tampa e, em seguida, inverte uma segunda tampa em cima dela”, disse Baldwin, “depois deslize a faca horizontalmente entre as duas tampas para cortar tudo ao meio de uma vez. É muito mais rápido do que cortar cada uma individualmente.”
Se você não tiver nenhum recipiente de delicatessen no supermercado ou na entrega da semana passada, a Amazon os vende por um preço muito barato.
7. Congele porções individuais em bandejas de cubos de gelo
A internet faria com que você congelasse porções individuais de molhos, como o pesto, em bandejas de cubos de gelo, mas Baldwin acredita que é um truque melhor para componentes específicos que geralmente vêm em quantidades maiores do que uma única receita exige. “Dois que vêm imediatamente à mente são chipotles com adobo e pasta de tomate”, disse Baldwin. “Normalmente uso apenas uma pequena quantidade e depois congelo o resto, e congelar as coisas em quantidades do tamanho de cubos de gelo torna muito mais fácil de usar aos poucos.” O caldo de galinha caseiro é outro ótimo candidato para congelar em bandejas de gelo. Assim como as sobras de vinho (eu sei, eu sei: o que é sobra de vinho?) Para usar na próxima vez que for preparar um molho no fogão.
Se você ainda não tiver alguns, pegue bandejas de tamanhos diferentes, pois você pode querer certos ingredientes restantes em porções maiores ou menores quando chegar a hora. A marca de cozinha Upstart Anytime fabrica uma linha de bandejas para congelar alimentos líquidos e sólidos feitas de silicone de qualidade alimentar com armações de aço para que não quebrem tão facilmente quanto o plástico.
8. Mantenha o gengibre no congelador para ralar facilmente
“Na verdade, não corto gengibre em cubos há não sei quantos anos porque é uma dor total”, disse Baldwin, mas ela certamente não está defendendo uma existência sem gengibre. “Eu simplesmente guardo no freezer”, disse ela, “e sempre que preciso de alguma coisa, retiro o microplano e ralo o quanto preciso”. De acordo com Baldwin, com esse método, você nem precisa se preocupar em descascar o gengibre quando ele estiver congelado, um truque vencedor para qualquer pessoa com menos boas lembranças de lutar contra a forma nodosa do gengibre com uma colher. “É muito mais fácil do que qualquer outra maneira”, disse ela.
9. Corte pizza com tesoura
Se você nunca aprendeu a usar um cortador de pizza, ou se suas lindas tortas caseiras acabam destroçadas durante o processo de fatiamento, pode ser simplesmente uma questão de pensar além da faca quando se trata de cortar pizza. Tesouras culinárias são o caminho a seguir aqui. “Apenas certifique-se de que sejam tesouras limpas e que tenham a dobradiça que se desfaz completamente para uma limpeza adequada”, disse Baldwin. Em outras palavras, não tente fazer isso com uma tesoura direto da gaveta de artesanato. Se você deseja obter alta tecnologia, os inovadores em equipamentos de cozinha da Dreamfarm criaram a Scizzas, uma tesoura projetada especificamente para distribuir pizza.
Quanto a saber se algum dos hacks que prometem cortar cebola sem lágrimas tem mérito? “Se você está chorando, provavelmente é um sinal de que você só precisa afiar a faca”, disse Baldwin.
Mais dicas caseiras para manter a cozinha funcionando
- Você está usando a faca do chef de maneira errada. Veja como
- Pare de carregar sua máquina de lavar louça da maneira errada. Veja como fazer isso
- O segredo para limpar uma frigideira de ferro fundido já está na sua despensa
- É assim que você realmente deve armazenar seu queijo
- 6 maneiras de se proteger de um fogão a gás com vazamento