5 dicas de cozinha que você nunca esquecerá

Melhore o seu jogo na cozinha, colocando essas lições inteligentes em prática imediatamente.

1: Tampe a panela ao ferver a água.

Há uma razão pela qual ajustamos o calor para alto quando fervemos a água – quanto mais rápido a água for capaz de aquecer, mais rápido ela começará a ferver. Bom senso, certo? Dê um passo adiante, cobrindo a panela, prendendo o calor e reduzindo o tempo necessário para ferver a água. Experimente ao cozinhar macarrão, cozinhar legumes no vapor ou aquecer uma sopa. (No entanto, esqueça esta dica quando uma receita exigir deixar a panela descoberta, para não afetar o tempo de cozimento da receita.)

2: Depois de picar os alimentos, use a ponta cega de uma faca para raspar o conteúdo da superfície de trabalho.

Ingredientes como cebola costumam ser picados e depois raspados em uma tigela ou vasilhame. Sempre vire a lâmina para usar a extremidade oposta da lâmina afiada para raspar. Caso contrário, a lâmina ficará cega consideravelmente, tornando-a menos eficiente e com maior probabilidade de escorregar ao cortar ou fatiar.

3: Aqueça corretamente as panelas de aço inoxidável para evitar que os alimentos grudem.

Coloque a panela em fogo médio a alto por um a três minutos; a panela ou frigideira estará pronta quando você colocar uma gota de água na panela e ela imediatamente formar uma gota de água que rola pela panela. (Se a gota de água chiar, espere mais 20 a 30 segundos; se começar a cuspir, deixe a panela esfriar um pouco antes de tentar novamente.) Adicione óleo neste momento, inclinando a panela para cobrir a superfície e permitindo que o óleo para aquecer por cerca de um minuto. Neste ponto, a superfície de aço inoxidável será ideal para dourar ingredientes sem grudar – até mesmo alimentos delicados como ovos e peixes. O sucesso desse processo depende de uma reação científica chamada efeito Leidenfrost, que resulta no aquecimento da superfície a um ponto em que os itens adicionados à panela ficam “suspensos” ou separados da superfície por gases liberados no contato entre os ingredientes e um recipiente adequado. panela aquecida.

4: Use a ferramenta de medição correta para o ingrediente.

A ferramenta necessária para medir um ingrediente depende se o ingrediente é líquido ou seco. Ingredientes líquidos, como água, óleo ou mel, são medidos no que é conhecido como copo medidor de líquidos, que tende a ser um único copo com as medidas marcadas em sua parede interna ou externa; esteja no nível dos olhos ao medir um ingrediente e encha o copo até a linha correta. Ingredientes secos, como farinha, especiarias ou condimentos, como ketchup ou maionese, devem ser medidos em copos medidores secos. Os copos medidores secos normalmente vêm como um conjunto de copos, com cada copo marcado individualmente com sua medida correspondente; encha o copo medidor correto com o ingrediente e nivele a superfície usando uma faca, espátula ou qualquer outra ponta plana. Colheres medidoras são adequadas para ingredientes líquidos e secos, pois a diferença é tão mínima nessas pequenas quantidades que não afetará o resultado final.

5: Tempere os alimentos a gosto.

O sabor de um prato depende de uma infinidade de variáveis, incluindo a frescura dos ingredientes, a forma como foi preparado e como é temperado. Depois de adicionar sal e/ou pimenta a um prato saboroso, experimente – se tiver um sabor insípido ou sem sabor, tempere mais e experimente novamente. É preciso ter uma mão experiente para saber quanto sal é necessário sem provar, e a diferença entre um prato bem temperado e um pouco temperado fica óbvia quando você encontra o equilíbrio certo. Os profissionais borrifam o sal bem acima de um prato, a cerca de 30 centímetros de distância, para permitir uma cobertura uniforme e evitar que o sal fique muito concentrado em qualquer área. Para evitar salga excessiva, use um pouco de cada vez para começar.