Segredos revelados: Chef compartilha suas melhores dicas para cozinhar um bife de picanha

Um guia especializado para cozinhar bife de picanha.

Se você já teve o prazer de jantar em uma churrascaria brasileira, um dos melhores cortes de carne bovina que você vai provar é o incrível bife de picanha. Corte mais popular do Brasil, esse bife é uma combinação perfeita de carne bovina suculenta e magra, envolta em uma capa de gordura natural que alinha a carne enquanto ela grelha. Simplificando, este bife é obrigatório em muitas reuniões sociais brasileiras.

No Berimbu Brazilian Kitchen, o Chef Executivo Victor Vasconcello mostra o caráter festivo da picanha à brasileira ao apresentar a Festa da Picanha. Um prato comunitário compartilhado, o banquete vem não apenas com picanha e acompanhamentos suficientes para 2 a 3 pessoas, mas também com condimentos clássicos de churrasco brasileiro, como farofa (farinha de mandioca torrada) e um vinagrete ácido.

“A picanha brasileira é mais do que um corte de carne bovina; está profundamente enraizado na cultura brasileira”, disse Vasconcello. “É um símbolo das tradições do churrasco brasileiro e motivo de orgulho nacional.”

vinagrete de bife brasileiro

Ingredientes:

  • 1 quilo de tomate tradicional
  • 1/4 libra de cebola branca
  • 1/8 libra de pimentão vermelho e amarelo
  • 2 onças de vinagre de arroz
  • 1 onça de azeite
  • Sal (como quiser)
  • Pimenta (como quiser)
  • Uma pitada de manjericão, cebolinha e cebolinha

Método:

Corte os tomates em rodelas. Corte em cubos pequenos o pimentão e a cebola branca. Corte as ervas bem finas.
Misture tudo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar por pelo menos 10 min e sirva.

Farofa

Ingredientes:

  • 8 onças de bacon fatiado
  • 1 libra de farinha de mandioca
  • 16 onças de azeite
  • Sal (como quiser)

Método:

Torre o bacon com azeite em fogo médio até ficar bem crocante.
Adicione a farinha de mandioca e toste até ficar crocante.
Adicione sal a gosto.

Dicas e truques da Picanha

Cozinhar e como renderizar a gordura

Um dos segredos para preparar uma picanha corretamente é deixar a tampa gorda. A última coisa que você quer é gordura parcialmente crua e borrachuda. Para conseguir aquele sabor amanteigado crocante e derretido, Vasconcello aconselha assar lentamente a gordura do bife em temperatura baixa por 25 minutos em uma frigideira de ferro fundido. Em seguida, retire a carne e descanse por pelo menos 15 minutos antes de assar novamente o bife em temperatura mais alta para obter uma crosta dourada. Vasconcello também gosta de preparar picanha assada inteira (cerca de 38 onças).

No entanto, se você está preocupado com o excesso de gordura, Vasconcello sugere remover a tampa de gordura ou cortá-la. Mas na nossa opinião, tirar a tampa de gordura anula uma das melhores coisas da picanha. Então você está preocupado com a gordura, há muitos outros cortes de carne bovina para escolher.

Tempero

Para temperar a carne, o ideal é usar sal grosso. Este sal extremamente grosso proporciona uma excelente crocância à carne, que é totalmente distinta. Por fim, para saborear a farofa e o vinagrete, coloque um pouco de cada sobre a fatia de picanha. O vinagrete ácido é perfeito para cortar a riqueza da carne, e a farofa defumada confere à carne uma textura interessante de grão.