Esta picanha é macia e suculenta e muito saborosa. Experimente esta receita para o seu próximo encontro brasileiro ou churrasco de domingo.
Picanha é um corte popular de carne bovina encontrado no Brasil. Também é comumente encontrado em Portugal. Esse corte é conhecido por ser suculento, macio, suculento e é a carne perfeita para preparar um churrasco brasileiro.
Pode parecer estranho, mas quando provo picanha traz tantas lembranças maravilhosas.
A primeira vez que provei picanha foi em Portugal. Eu estava visitando meu irmão enquanto ele morava na Europa e fomos a um restaurante incrível que servia picanha de duas maneiras. Sonho com isso até hoje!
Só quando conversei com meu marido, anos depois, percebi que esse era um de seus pratos brasileiros favoritos.
Meu marido serviu missão em nossa igreja por dois anos no Brasil e elogiava o delicioso churrasco brasileiro.
Depois que descobri isso tive que aperfeiçoar e fazer em casa. Então começou o teste da receita.
Finalmente aperfeiçoei isso recentemente, quando nos reunimos com alguns amigos. A maioria deles também serviu missão no Brasil, então fizemos um enorme churrasco brasileiro.
Foi fantástico! E essa picanha foi a estrela do show.
Então, vamos repassar o básico e depois ver como fazer picanha em casa.
O que é picanha?
Picanha é um corte de carne bovina proveniente do músculo da alcatra logo acima da alcatra. Tem uma grande tampa de gordura e é um dos cortes de carne bovina mais saborosos na minha opinião.
Outros nomes comuns para picanha são picanha, picanha ou picanha.
O corte de picanha é popular no Brasil, onde costuma ser espetado e cozido em churrasco.
bife de picanha
Normalmente você compraria a picanha em corte único. No entanto, você também pode pedir ao seu açougueiro para cortar a picanha em bifes individuais, se desejar. Ou você mesmo pode cortá-los quando chegar em casa.
Se você mesmo estiver cortando os bifes, certifique-se de usar uma faca afiada e corte os bifes começando pelo lado da gordura. Corte a carne em bifes de 2,5 cm.
Onde comprar
Você provavelmente não encontrará picanha na seção de carnes do supermercado local, a menos que vá a um mercado brasileiro. No entanto, você pode ligar para o açougueiro local e perguntar se eles vendem algum dos itens a seguir.
- topo do lombo
- capa de garupa
- garupa
Se eles estiverem massacrando os cortes primários, deverão ser capazes de fornecer esse corte de carne bovina.
Lembre-se de manter aquela linda tampa de gordura para cozinhar. Isso adicionará um sabor delicioso à sua carne. Você pode cortá-lo depois que a carne estiver cozida, se desejar, ou deixá-lo ligado.
Como Cozinhar Picanha
Existem muitas maneiras de preparar este lindo corte de carne bovina.
Porém o mais popular e tradicional seria uma churrascuria. A carne é cortada em fatias de 3 a 4 polegadas de espessura e depois espetada em forma de meia-lua em espetos longos e temperada com sal marinho grosso brasileiro.
Os espetos são cozidos em uma grelha a carvão ou lenha por 15-20 minutos, quase como uma churrasqueira.
Porém não é necessária churrascuria para fazer esta carne.
Aqui estão algumas das melhores maneiras de cozinhá-lo.
Em uma churrasqueira a lenha ou a carvão:
Você também pode colocar a carne diretamente na grelha, como faço na seção de receitas abaixo. Picanha grelhada sai perfeitamente!
Tenha cuidado com crises ao cozinhar diretamente na grelha. A carne deve ser colocada na borda externa da grelha para obter mais calor indireto. Quando a carne estiver quase pronta, você pode transferi-la para o centro por alguns minutos para dourar dos dois lados. Isso é o que chamamos de busca reversa.
Eu recomendo grelhar em uma churrasqueira a carvão ou madeira dura. Grelhadores a gás funcionam, mas não exalam tanto sabor.
Em uma panela de ferro fundido:
Eu recomendaria este método de cozimento para cozinhar bifes individuais. Seque a carne, regue com um pouco de azeite e tempere bem com sal grosso ou tempero Arisco.
Pré-aqueça a frigideira em fogo médio-alto e frite os dois lados até dourar e caramelizar (cerca de 5 minutos). Em seguida, transfira para um forno a 400 graus por 10-15 minutos ou mais para terminar de cozinhar.
Independentemente de como você decidir cozinhá-lo, certifique-se de seguir estas dicas simples abaixo.
Dicas de Culinária Picanha:
- Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
- Seque a carne e esfregue com óleo.
- Marque levemente a tampa de gordura.
- Tempere generosamente com sal grosso ou meu tempero Arisco preferido.
- Deixe a carne descansar por pelo menos 10 minutos antes de cortá-la.
Tempero Importa!
Este é o meu tempero preferido para picanha. Minha amiga que é do Brasil usou e é uma delícia. Você pode encontrá-lo em alguns sabores diferentes, como picante ou alho. É de longe o meu favorito. Aqui está o link!
Caso não encontre esse tempero você também pode usar sal marinho grosso brasileiro. Não seja tímido com o tempero!
Gráfico de temperatura interna:
Como sua carne pode ter um tamanho diferente da minha, você pode consultar esta tabela de temperatura interna para cozinhar a carne no ponto desejado de sua preferência.
A picanha deve ser consumida mal passada a média. Eu não cozinharia mais do que isso, pois é um corte de carne muito suculento e macio.